segunda-feira, 15 de junho de 2009

A MISSA E A MORTE IV

Suplicação

O moribundo não deve fazer tão-somente da morte um sacrifício de adoração e reparação, mas também um sacrifício impetratório ou de suplicação, em união com Nosso Senhor e Maria.
São Paulo escreve aos Hebreus (5, 7) : “Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas (...), e foi atendido pela sua piedade (... ) tornou-se autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem”. Recordemo-nos da prece sacerdotal do Cristo após a Ceia e antes do sacrifício da Cruz: Jesus aqui rezou por Seus apóstolos e por nós... “porque vive sempre para interceder em seu favor” (Hb 7, 25). Particularmente, [o Cristo reza] durante o sacrifício da missa, onde Ele é o principal sacerdote.
Jesus, que rogara por seus algozes, roga pelos moribundos que se recomendam a Ele. A Virgem Maria intercede junto a Ele, ao recordar o que nós muitas vezes dizemos: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte”.
O moribundo deve associar-se às missas que se celebram longe ou perto dele; deve solicitar através delas, através da grande oração do Cristo, que nelas se prolonga, a graça da boa morte ou da perseverança final – a graça das graças, a dos eleitos. Convém que se suplique não apenas para si, mas para todos os que morrem àquele momento.
Para nos dispormos desde agora a fazer esse ato suplicatório de última hora, oremos com frequência, ao assistir à Santa Missa, por aqueles que vão morrer no correr do dia. Conforme a recomendação de S. S. Bento XV, façamos celebrar uma missa quando em vez para obter, através desse sacrifício suplicatório de valor infinito, a graça da boa morte ou o aproveitamento dos méritos do Salvador. Façamos também celebrar algumas missas por alguns de nossos parentes e amigos que nos causaram inquietação acerca de sua salvação, para lhes obter a graça derradeira, e por aqueles que teríamos escandalizado e talvez distanciado do caminho de Deus.

Garrigou-Lagrange: La vie spirituelle nº 194, nov. 1935

Sem comentários:

Enviar um comentário